Menu

História da peça mais clássica e atemporal: Calça Jeans

História da peça mais clássica e atemporal: Calça Jeans

A história dos jeans inicia-se em Nimes, na França, onde o seu tecido foi fabricado pela primeira vez no ano de 1792. Por ser um tecido robusto e durável, sem necessitar de grandes cuidados no seu uso, começou a ser utilizado essencialmente em roupas para trabalhos no campo e pelos marinheiros italianos que trabalhavam no porto de Génova.


Esses marinheiros genoveses tinham o costume de chamar “genes” às suas calças de trabalho. E quando pronunciavam a palavra “genes”, com o habitual sotaque italiano vincado, a expressão acabou se transformar, com o tempo, em “jeans” e assim se espalhou pelo mundo.

 

[bannerPlans]


Quem deu a continuidade ao desenvolvimento do jeans foram Jacob W. Davis e Levi Strauss em 1871 na Califórnia. Eles tiveram a ideia de criar um novo uso pro tecido, que era utilizado para cobrir carroças na época da corrida do ouro na Califórnia. Como os trabalhadores no garimpo de ouro precisavam de roupas resistentes, eles resolveram fazer as calças, que foram um sucesso imediato! O primeiro lote de calças tinha como código o número 501, que acabou se tornando o modelo mais famoso e clássico de Levi Strauss.

 

História da peça mais clássica e atemporal: Jeans

 

Com o passar dos anos, as calças jeans foram sendo melhoradas. Foram acrescentados os botões de metal, a etiqueta de couro no cós das calças e a cor azul índigo, tão popular nos jeans atuais, que só começou a ser utilizada em 1890 e foi, nada mais, nada menos, uma estratégia de tornar os jeans mais atraentes.


A popularidade mundial dos jeans começou por volta da década de 30, através de filmes de sucesso que retratavam os famosos cowboys americanos e com a Segunda Guerra Mundial onde tecido era utilizado nas fardas do exército americano. Depois foi o queridinho dos astros de Hollywood e as grandes estrelas da música americana como James Dean, Marilyn Monroe, Marlon Brando e Elvis Presley.

 

História da peça mais clássica e atemporal: Jeans

 

Após o final da guerra, as calças que tinham tido tanto sucesso com os americanos, tornaram-se num tipo de moda mundial, que contrariamente ao habitual, tinham nascido do povo até chegar aos estilistas e não criadas pelos estilistas para o povo. O primeiro estilista a perceber o carácter popular e até mesmo político do jeans foi Calvin Klein, que usou o material na passarela na década de 70.

 

História da peça mais clássica e atemporal: Jeans

 

Outro marco da história do jeans foi quando ele ganhou elastano, que deixou a peça, além de prática, superconfortável e ajustada ao corpo. A Britney Spears foi a celebridade que mais contribuiu para a popularização do jeans skinny e a cintura baixa.

 

História da peça mais clássica e atemporal: Jeans

Fotos: Reprodução, fonte: Pinterest, Google

Hoje o jeans é considerado a peça mais básica de guarda-roupa feminino e masculino, usado tanto pelos ricos como pelos pobres. Curiosamente ainda está mantendo as características originais das primeiras calças feitas por Levi Strauss, mesmo passando por muitas transformações. As mais recentes mudanças são a incorporação de tecnologia ao material, como por exemplo jeans pra reduzir celulite, jeans com repelente e até jeans com lixo retirado dos oceanos. 

Uma peça que todo mundo ama, não é? Tenha sempre algumas peças de calças jeans em seu mostruário para que sua ou seu cliente possa experimentar e levar na hora. Veja alguns modelos que pode comprar em nossa loja: 

 

1 comentário

  • Nossa adoro sua dicas acompanho simplesmente todas vou até compartilhar no facebook para meu publico, aproveito para deixar aqui meu site de calçados onde podemos fazer uma parceria caso você se interesse www.mixsapatilhas.com.br

    cris em

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados