Menu

Organize suas finanças para 2017!

Organize suas finanças para 2017!

2017 chegou e se você ainda não pensou em organizar sua vida financeira para esse ano já está mais do que na hora, né?

Não dá para começar o ano esperando para ver o que vai acontecer. Organizar suas finanças é o caminho mais rápido e fácil para você atingir seus objetivos, passar o ano sem aperto e ainda ficar tranquilo para lidar com emergências. Por isso, vamos te ajudar nesse post com dicas para você cuidar das finanças.

Aproveita que o ano está bem no comecinho e corre para se organizar agora mesmo. Tome o controle da situação!

Para começar, a palavra de ordem para fazer essa organização é: PLANEJAR!

 

- Utilize uma planilha para se organizar. É importante ter um lugar para guardar todas as informações juntas: seus ganhos, gastos, investimentos e etc. Você consegue encontrar diversos modelos na internet para fazer download e já começar a usar ou você também pode fazer uma bem simples e do seu jeito. Mas fique tranquila: ela não precisa ser complicada!

 

- Comece analisando seus gastos de 2016. Calcule a média dos seus gastos mensais para começar o planejamento sabendo exatamente como anda o seu padrão de gastos.

 

- Calcule, em média, quanto você e sua família gastam com os principais itens, ou seja, aqueles gastos que você tem todo mês: moradia, alimentação, transporte, contas, escola dos filhos.... Todo gasto que já está programado e é recorrente.


- Se você tem dívidas, a primeira coisa que você deve fazer após programar seus gastos básicos é traçar um plano pensando quanto você consegue separar por mês para começar a quitá-las.

 

- Antecipe e programe-se para gastos eventuais que você já conhece: Impostos, presente de aniversário, presente de dia das mães, páscoa, etc. São gastos que você já sabe que serão necessários então você deve estipular um valor médio para cada um e incluir no seu planejamento. Assim, você se prepara para lidar com eles tranquilamente sem surpresa e sem sufoco!

 

- Coloque seus sonhos no papel! Quer aumentar seu mix de produtos? Aumentar o estoque? Fazer uma reforma ou viajar? Defina, mais ou menos, quanto dinheiro você precisa para realizar essa meta e comece a separar um dinheirinho todo o mês para realizá-la.

 

- Coloque metas para guardar dinheiro, mas defina um número! É mais fácil poupar quando se tem uma meta bem definida. Isso te motivará muito mais do que a velha resolução de apenas “guardar dinheiro”.

 

- Inclua na sua planilha a evolução dos seus investimentos, isso também te motivará a poupar cada vez mais.

 

                  Lembre-se:

                  A maior parte dos imprevistos nem sempre são imprevistos, muitas vezes você é capaz identifica-los com antecedência e se preparar.

                  Além disso, é muito importante ter uma reserva de emergência para lidar com situações realmente inesperadas.

                  Outra coisa muito importante é estar sempre analisando seus gastos e procurando maneiras de reduzi-los. É muito fácil aumentar os gastos sem perceber, por isso fique de olho.

                   

                  Esperamos que essas dicas te ajudem a se organizar e aproveitar melhor o seu dinheiro!

                   

                  Abraços,

                  Equipe Atacado.com

                  Deixe um comentário

                  Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados